quinta-feira, 18 de dezembro de 2008




Perto do natal no século 15, em Milão, um jovem se apaixonou pela filha do padeiro, sr.Toni, para conquistar a filha e o pai foi trabalhar como ajudante na padaria, foi pegando a manha de fazer pão, não demorou muito para ficar fera na massa, para surpreendê-los inventou um pão com um formato de cúpula de igreja, cheio de uvas passas e frutas cristalizadas, macio, delicioso diferente de todos os pães, não deu outra; pegou pela barriga. Fez tanto sucesso que todo queria o pão da padaria do Toni... o pão do Toni...panetoni.
O pão em si já era um símbolo de amizade, de partilha, o panetone ficou como símbolo do amor.

Nesse natal faça seu panetone integral
Ingredientes:
½ kg de farinha de trigo integral (se quiser fazer sem a farinha integral, bote 1kg da branca)
½ kg de farinha de trigo branca
3 tabletes de fermento biológico (o original era fermentado naturalmente por 2 dias)
3 C/sopa de manteiga, ou óleo extra virgem
½ copo de açúcar mascavo
½ copo de mel (se quiser menos doce é só diminuir)
1 ovo inteiro (sem a casca)
4 gemas
1 copo de leite
1 copo de água morna
1 C/cafezinho de sal (rasa)
Raspas de 1 laranjas, e baunilha
Frutas cristalizadas e uvas passas o quanto quiser
3 formas para de panetone ou a forma que quiser, untadas com manteiga.
Mão na massa
Ponha a mão na massa com o pensamento no espírito de natal, cheio de amor e compaixão.
Numa vasilha, misture 1x de farinha de trigo branca, o fermento e 1/2 x de água, deixe descansar até criar bolhas ou inchar, depois adicione o restante dos ingredientes, com exceção das frutas, deixe descansar até dobrar de tamanho.
Ponha a massa numa mesa, amasse estique...amasse estique...bata, amasse estique, bata e assim vai..., cuidado quando estiver batendo, lembre de pensar coisas boas e não em alguém que vc não goste, é natal: amor e compaixão, quando estiver macia divida a massa em 3, abra ponha as frutas e enrole como uma bola se for botar na forma de panetone, se for fazer tipo rosca ou outra coisa, enrole no comprimento. Ponha em uma assadeira, deixe descansar até dobrar de tamanho, leve ao forno já pré-aquecido.
Para saber se já estar pronto, espete um palito pela lateral e no meio, se sair seco ta pronto.
Bom Natal!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Não use vela no Natal, use lamparina


O natal está chegando e com ele o consumo de velas também, para comemorar o natal sem poluição o melhor é acender lamparina a óleo no lugar de vela; vai ai uma receita de como fazer uma lamparina, para ajudar o planeta a ter menos poluição, já que o óleo vegetal polui bem menos do que a vela que é feita com parafina, pode-se aproveitar o óleo que sobrou das frituras; também é mais uma opção para não jogar o óleo na pia, que termina poluindo os rios e mares.

Para fazer:

Um recipiente de vidro ou metal, se for para fazer o Arati (ritual da luz), acho melhor que seja uma taça.

Uma rodela de rolha de cortiça.

Um agulhão.

Um pedaço de barbante de algodão

Um lacre de leite em pó (alumínio para não queimar a cortiça)

Óleo

Corta o lacre em forma de flor, centraliza na rodela de cortiça, passa o barbante pelo meio com um agulhão, deixando uma pontinha para acender, põe o óleo no recipiente a flor já com o pavio, molha o pavio com óleo e acende.

Depois que o fogo consumir o pavio, é só puxar um pouco e acender.

Namastê!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O que é Yoga


"O que é é Yoga? Equanimidade. Não balançar de um lado para o outro. Quando o corpo está equilibrado, a mente equilibrada, não há stress. Todos os problemas são causados pela perda do equilíbrio. O propósito do Yoga é restaurar o equilíbrio e mantê-lo. Isto começa no corpo, pois é mais fácil fazer algo pelo corpo. A mente é mais sutil. Você não consegue nem mesmo segurá-la. É como se ela fosse líquida. E para segurar um líquido você precisa de um copo sólido. Então, primeiro trabalhamos o corpo. Busque o equilíbrio em seu corpo posicionando-o em diferentes ásanas, tornando-o mais relaxado, livrando-o de todas as toxinas acumuladas. Ao fazer isso, você está indiretamente ajudando a mente a se tornar mais equilibrada e ter mais equanimidade."
Om Shanthi, Shanthi, Shanthi.
H.H.Sri Swami Satchidananda

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Naturalmente natural

LIKO me deu a incumbência de tomar conta deste blog, eu não gosto de escrever, não sei escrever e ainda por cima sou atrapalhada com minha dislexia, também não gosto de compromisso, mas como se trata de um assunto que gosto muito, aceitei.
Então, vou tentar passar umas dicas de viver Naturalmente natural:

Uma vida Naturalmente natural é muito gostosa e sem culpa, a começar pela alimentação, o mais natural possível, nada de produto industrializado, cheio de conservantes, acidulantes, corantes e outras químicas, a maioria são cancerígenas, é só olhar nas embalagens. O melhor é consumir alimentos orgânicos, frescos e crus, o fogo consome quase todas as vitaminas, proteínas e sais minerais, sempre que possível fazer as refeições no mesmo horário, de três em três horas, não comer gordura saturada, não comer açúcar refinado, dar preferência ao mascavo orgânico e mel, frituras nem pensar, evitar carnes, e comer muitas frutas, verduras e legumes de cores variadas.
Mas, nem só de alimento vive o corpo; dormir pelo menos sete horas por dia, fazer exercício físico, ir à praia, passear, correr, caminhar descalço na terra para descarregar as energias acumuladas, fazer trilha, tomar banho de cachoeira, namorar bastante, ler, ouvir boa música, assistir filmes de boa qualidade, viajar e RELAXAR!

A pratica de yoga e meditação também são excelentes, porque você alonga o corpo todo, não fica entrevado, é bom para concentração, organiza a coluna, dá disposição, aprende a viver no aqui e agora se dando conta de que você existe, aumenta os siddhis. (poderes espirituais e paranormais)

O vestuário também é muito importante, o sintético não deixa o prana (energia vital que sustenta o corpo) circular direito, assim sendo a energia que deveria alimentar o corpo físico e astral fica interrompida. O melhor mesmo é usar roupas de algodão, ou outras fibras naturalmente natural, e bem confortável.