quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como diminuir (e até evitar) a miopia causada pelo computador




Pesquisas recentes realizadas na Europa mostraram um crescimento grande e inesperado da miopia em crianças de até 12 anos (50% delas já têm miopia) e jovens de até 18 anos (problema já alcança 75% deles).
A causa provável do problema, segundo os pesquisadores, é o uso excessivo do computador, dos vídeo-games e da TV.

Nem nós, que já somos um pouquinho mais ‘crescidos’ do que eles, podemos garantir, com a nossa ‘maturidade’, que vamos usar menos esses aparelhos, certo? O que esperar deles, então? O jeito é fazer exercícios, para os olhos e para o corpo inteiro, para diminuir ou evitar a miopia e outros problemas de visão e também para garantir mais saúde em todo o nosso corpo.

Vamos começar com os olhos. Sugerimos que você pratique um pouco os exercícios, analise os resultados a médio prazo, veja como se sente a curto prazo e, se gostar, então ensine-os às crianças e aos adolescentes. Porque os exercícios são muito simples, podem ser ensinados assim quase como ‘brincadeiras’. Só que os resultados são muito sérios.
Antes de começar a trabalhar, ou olhar, o computador, faça uns minutinhos de ‘palming’. Se você já usa óculos, tire-os e faça 5 minutos do exercício, pelo menos. Se não usa, faça só uns 3 minutos. Mas faça, porque o ‘palming’ também é preventivo.

Aqueça as mãos, esfregando-as uma contra a outra, e coloque-as delicadamente sobre os olhos, sem encostar neles. Apóie os cotovelos na mesa do computador, ou em qualquer outra, mas procure ficar numa posição confortável, sem contrair nem tensionar o pescoço, os ombros e os próprios braços. Coloque livros ou almofadas para apoiar os cotovelos e ficar numa posição relaxada.
E agora comece a relaxar os olhos, sentindo um calorzinho sair de suas mãos e cobrir seus olhos fechados. Observe a ‘cor’ que começa a cobrir os seus olhos e comece a trabalhar mentalmente, a imaginar, a visualizar que essa cor vai ficando preta, bem preta, até chegar ao veludo negro. Nas primeiras vezes, talvez você não consiga, mas insista até chegar lá, porque o ‘negro veludo’ indica que os olhos estão bem relaxados. E quando você consegue relaxar os olhos, o corpo inteiro relaxa, quase que automaticamente.
Fique assim o tempo que você escolheu ficar, mas sem se preocupar muito com esse tempo, porque o ‘tempo’ hoje é o grande inimigo do relaxamento. Ou dizemos que não temos tempo ou ficamos pensando ‘será que já passou?’, ‘ainda não?’, ‘nossa, não aguento mais’, e por aí afora.
E o ‘palming’ é só isso. Tire as mãos dos olhos, com eles ainda fechados, e lentamente abra-os e observe-se, veja como está a visão e como está o corpo. Depois de várias práticas, você vai achar a forma ideal de fazer o ‘palming’, porque ninguém entende mais de seu corpo do que você mesmo, nem médicos, nem terapeutas, nem padres, nem pais de santo, ninguém!

Agora você pode começar o seu dia de trabalho com os olhos mais relaxados. Mas mesmo enquanto trabalha você pode fazer exercícios bem simples para manter a saúde de seus olhos. Piscar, por exemplo. Preste atenção, porque a gente fica tão ligado na telinha que acaba não piscando, não movendo a cabeça e também não movendo os olhos. E nem o resto do corpo, claro. Preste atenção e você perceberá isso. E movimento é vida. E não-movimento é...
Você está olhando a uma distância de 60 centímetros, mais ou menos. Se você fica olhando só a essa distância, durante muito tempo, seus olhos vão se acostumar a enxergar só, ou quase, a essa distância. E aí começa a surgir a miopia, a dificuldade em enxergar bem a uma distância maior.
Então, faça o seguinte: a cada 15 minutos, pare por 30 segundos e olhe para a parede ao seu lado, ou na frente, para o chão, para o teto, observe os objetos, quadros ou fotos nas paredes, faça o contorno deles com os olhos, sempre com atenção. E se for possível olhe pela janela para uma distância mais longa, mesmo que seja o céu, e percorra o contorno de uma nuvem com os olhos. Fácil, não é? E assim você está fazendo uma ‘musculaçãozinha’ para os seus olhos. E não perde tempo nenhum, pelo contrário, porque com os olhos ativos e relaxados sua produção vai aumentar.

Agora, depois de uma hora, uma hora e pouco sentado e fixado na telinha, aí não tem jeito, o melhor é levantar mesmo, andar um pouco, se mexer um pouco (chacoalhar o corpo inteiro é muito bom) e fazer alongamentos simples. Procure seguir a orientação de seu corpo, fazendo os movimentos que você sente que ele está pedindo no momento. Se puder, vá para o ar livre e faça um pouco de ‘sunning’, ou seja, dê um ligeiro banho de sol nos seus olhos – fechados, claro. Mais ou menos assim: fique de frente para o sol – de preferência antes das 10 ou depois das 16 horas – com os olhos fechados e movimente delicadamente a cabeça para a esquerda e para a direita, com o rosto um pouco levantado em direção ao sol. Faça isso uns 3 ou 4 minutos, pare, fique de costas para o sol e então lentamente abra os olhos. Apóie-se numa mesa ou fique a cavalo numa cadeira, com os cotovelos sobre o encosto, e faça 1 ou 2 minutos de ‘palming’. E já pode voltar a trabalhar.
Continue tirando os olhos do computador a cada 15 minutos e olhando para uma distância maior, tornando isso um hábito, mas sempre prestando atenção no que você está vendo – e você vai perceber que tem um mundo de detalhes em sua sala que você praticamente nem via! E ver, entre outras coisas, é prestar atenção.

Se puder, faça o exercício de olhar para longe, mesmo para as nuvens, durante uns 5 a 7 minutos, umas duas a três vezes por dia. Seus olhos vão adorar e agradecer muito!
por Jornal Alternativo - j.alternativo@uol.com.br

11 comentários:

Bruna Mitrano disse...

Dia desses, meu olho esquerdo deu tilt, parou de enxergar. Fiquei apavorada. Eu tinha passado os últimos dias e noites em frente ao computador fazendo zilhões de trabalhos (detalhe: é o que estou fazendo agora). Depois a visão voltou. O oftamologista fez todos os exames, estava tudo ok. Conclusão: preciso de férias e de óculos.

Muito interessante esse seu espaço! Tanta coisa boa de ler, de aprender.
Obrigada por visitar o De Lírio! Volte quando quiser! Ah, diz aí ao Fred que estou agradecendo por ele ter indicado meu blog!rs

Abraço virtual sincero!

bloodlust disse...

*Computador NÃO causa miopia*

Qualquer oftalmologista irá te dizer que nenhum grau é causado pelo *estilo de vida*. E é verdade, uso computador por mais de 14h por dia e nunca tive miopia, nem nada.

David disse...

Nossa vlw mesmo me ajudou muito obrigado

isaque disse...

muito bom cara , tenho 13 anos e uso 3 graus :S
na hora que eu fechei os olhos e coloquei a mao quente sobre eles , eles quase pularam pra fora , de tanta pressão que eu tinha , se uma pessoa tiver depressão aumenta ? OBS: tenho depreção tbm :/

Unknown disse...

Computador causa miopia claro, ainda mais com monitores de LED ou LCD que tem um brilho..
Sim posso dizer isso por experiência própria, pois quando eu usava meu pc de tela de tubo aquelas grandões eu enxergava normal, mas de 1 ano para cá eu não enxergo muito bem a partir de 2metros, só que eu uso Grau 1 nos dois lados. 3 dicas: não fique perto da tela, abaixe o brilho, e não fique muito tempo..

Anônimo disse...

Eu já tenho miopia e atualmente tenho dois trabalhos frente ao computador.
Vai seguir acrescentando por causa do meu trabalho? Que posso fazer então?

Unknown disse...

Miopia não e causada por causa de nada!
miopia é uma doença que já nasce connosco.
Computador nao causa miopia , mas se ja tiver miopia o computador pode piorar.
Dou um exemplo de um primo meu que fica muito tempo no computador e têm a visão perfeita ! Ja chegou inclusive a ficar mais de 15h no computador , fazendo apenas poucas pausas para comer,ir a casa de banho etc.

Unknown disse...

Eu acredito q eu tenho miopia por olhar d masi pro celular e pra televisao
Mas e na escola que eu me do mal por causa disso Nao entendo quase nada do que ta no quadro, mas nao quero usar óculos! !!!

Unknown disse...

Eu acredito q eu tenho miopia por olhar d masi pro celular e pra televisao
Mas e na escola que eu me do mal por causa disso Nao entendo quase nada do que ta no quadro, mas nao quero usar óculos! !!!

Unknown disse...


minha filha tem 4anos fiz exame e deu miopia um grau elevado de mais pra idade dela 8,50

Unknown disse...

Computador acaba com o olho principalmente se passou dos 30 anos e tem alta miopia já que o olho envelhece e perde a elasticidade ainda mais qd você força vendo de perto Meu grau de 19 subiu pra 22 graus